Semana passada conheci o trabalho da Larisse Sales (segue aí no Insta @larissesales), designer de acessórios mega talentosa e que tem conquistado o coração de muitas blogueiras e pessoas da moda. De cara fiquei apaixonada pelas peças ricas em pérolas e pedrarias, é claro, gosto muito desse toque "glam" nas coisas, vocês já devem ter percebido isso.
Depois de dar uma olhadinha no perfil da Lari vi algumas postagens sobre fé e logo fui perguntar se ela era cristã, a resposta foi sim, para a nossa alegria. A Larisse é uma fofa, pedi para fazer uma entrevista e de cara ela topou, respondeu rapidinho e aqui estamos com as respostas dessa querida. Meu objetivo em trazer esta matéria para vocês é, além de honrar a vida dessa irmã em Cristo que faz um trabalho excelente, também inspirar muitas leitoras que estão esperando somente por um empurrãozinho para se aventurar no mundo da moda, a maioria com o desejo de abrir o seu próprio negócio. Então fiquem atentas às dicas e bóra colocar os projetos em prática.
Lari, antes gostaria de saber aonde você reside, se é formada e qual igreja congrega.
Sou de Fortaleza e moro aqui mesmo. Tenho cursos de moda e desenhos em Londres e agora falta pouco para eu concluir a faculdade de Design de Moda no Brasil. Congrego na Igreja Comunidade Cristã Videira Água Fria.
Quando você percebeu que investir em customizar acessórios era um mercado bacana e cheio de clientes dispostas a consumir e seguir fielmente o seu trabalho?
Na realidade eu sempre amei acessórios e constantemente os fiz. Antes trabalhava apenas com montagens simples e também tive uma época meio artesã, eu ia desmontando peças e montando outras mais ousadas e diferentes. Sempre amei produzir moda de um jeito bem diferenciado e foi por uma falta de peças desse estilo no mercado que a minha história começou! Na faculdade eu já criava maxi colares, algo que na época ainda não tinha chegado ao Brasil e também não era muito aceito, mas de qualquer forma eu sempre apostei no diferente. Tudo realmente começou a tomar forma quando uma grande amiga minha me pediu para fazer uma case do seu Iphone 3 em pedrarias. Ela me pediu algo exclusivo pois já tinha ido até a Europa e não encontrou nada parecido. Então eu criei a case dela, outra, mais outra e assim começou. Vendas e mais vendas. Fui fazendo novas criações até que um dia fui chamada pra apresentar os meus produtos no programa Mais Você da Globo. Depois disso a demanda ficou ainda mais forte. A tendência das pessoas começou a ser o DIY das cases e percebi que muita gente comercializava como eu. Até mesmo vi algumas cópias do meu trabalho e então percebi que era hora de correr atrás de algo q fosse só meu. Foi aí que comecei a criar as flats, elas são feitas exclusivamente para mim por um sapateiro. A moda também colaborou com o meu trabalho, começou a mostrar e exibir cada vez mais a necessidade do conforto, com isso, inclui as alpargatas e os tênis nas produções e comecei a customizá-los. Enfim, vi a necessidade que estava faltando no mercado, de Flats mais arrumadas que as mulheres poderiam usar pela manhã e à noite. Alpargatas e tênis mais Glamorosos que mesmo sendo algo tipicamente esportivo a deixe arrumada para toda hora .
![]()
Tênis de havaianas, Larisse faz questão aliar o estilo ao conforto.
De onde vem tanta inspiração para esse trabalho que exige muita criatividade?
Amo fotos, gosto de olhar para grandes marcas como Balmain, D&G, LV, Prada, MiuMiu, entre outras. Fico muito atenta à elas mas também amo o Street Style. Me interesso por saber o que as pessoas estão usando nas ruas e faço um mix de tudo isso para que todos tenham a oportunidade de ter um pedacinho de uma grande marca. Quero criar algo simples mas ao mesmo tempo único pois tento fazer peças exclusivas para que todas as minhas clientes se sintam especiais! Fora isso tenho um toque extra, Deus. Ele que me deu esse dom. As vezes estou andando na rua, vejo algo e logo me vem uma ideia do que devo fazer nas criações. Penso em como poderia transformar aquele "insight" em algo inovador e diferente, aí vou atrás, faço e acontece como eu imaginei. É um estalo, é Ele criando através da minha vida, pois que a verdade seja dita, não existe nada nem ninguém mais criativo q Deus!
É você quem faz todas as peças, cola, costura pedra por pedra ou possui uma equipe?
Comecei só, mas nada se consegue sozinha. Hoje tenho uma pequena equipe maravilhosa, a melhor. Eu apenas direciono e eles me auxiliam na produção! As Flats são feitas exclusivamente pra mim e as alpargatas são compradas prontas, mas já estou correndo atrás de uma linha mais exclusiva delas, feitas por mim!
Qual é a peça mais "must have" que a mulherada pira e não deixa sobrar estoque?
Na realidade todas as peças são feitas por encomenda, mas hoje a que todas mais querem são as alpargatas, é a nova febre do mercado mundial .
O que é este All Star de cano alto? Já imaginei uma noiva com ele!
Você como cristã, acredita que existe uma forma de conciliar "evangelismo" com a vida profissional também? Você acaba tendo contato com pessoas de bastante influência, como você encontra uma oportunidade de deixar a sua "luz" digamos assim e fazer a diferença no meio da moda que nós sabemos que não é nada fácil.
Bom, eu sou do tipo que acha que tudo é espiritual, sabe? E tudo o que eu faço vem dEle, principalmente as criações. As vezes não sei como pensei naquela ideia, mas sempre agradeço pois sei que é Ele quem me guia! Tudo o que fiz na área profissional vejo muito o dedo do Senhor pois eu nunca fui atrás de nada, tudo veio ao meu encontro. Até mesmo antes de ser cristã eu vejo os milagres e o caminho que Ele traçou por mim! Acho que tudo na vida tem seu tempo e sua hora certa. Passo a semana e um pouco do fim de semana trabalhando mas tenho deveres e horários reservados para a obra do Reino de Deus. Acho que devemos transparecer Deus em toda hora e em todo momento, não podemos nos separar Dele em nada, pois o Espírito Santo reina em nós. Somos pecadores mas devemos buscar sermos semelhante a Ele em tudo e assim as coisas vão acontecendo. Se tenho sonhos, eles vieram Dele. Os meus sonhos são pequenos se comparados com os que Deus tem pra mim.
Em meu Tcc do técnico de Moda tive a oportunidade de desenhar peças com forte influência de histórias bíblicas como a de Êxodo 28 e as vestes sacerdotais. Você já pensou ou pensa em desenvolver coleções inspiradas em temáticas cristãs pros seus acessórios?
Poxa que legal, parabéns. Muito diferenciada a abordagem do seu TCC! Uma vez, no ministério que eu congrego, nós tivemos uma gincana em que cada grupo ganharia um personagem bíblico sorteado e depois teria que se caracterizar desse personagem. Eu acabei pegando o que mais gosto, a Rainha Éster e então fiz os trajes e as coroas das minhas pequenas princesas que seriam rainhas por 1 dia. O resultado ficou bem legal e as coroas até já foram usadas para catálogos de moda infantis e alguns de adultos também. Mas, linda, confesso que nunca havia parado para pensar em criar uma linha assim, você abriu umas idéias aqui para mim, obrigado!
Larisse Sales produziu até modelos exclusivos para a copa.
Você acredita que toda menina cristã que gosta e deseja entrar nesse mercado de moda, principalmente do negócio próprio, deve se aventurar? Que dica você dá pra quem está afim de entrar nesse ramo?
Vivo dizendo ao meu esposo que Deus me criou para fazer o que eu faço pois amo meu trabalho! Mas assim...comecei estagiando e fazendo minhas peças em casa, depois atuando ativamente em grandes marcas, empresas relevantes e em paralelo continuei fazendo as minhas peças por conta própria. Isso tudo sempre conciliando os estudos junto. Então, o que eu posso dizer é estude! Entre na faculdade e o mais importante, faça um estágio, ele é até mais importante do que a própria faculdade. Nele você vai vivenciar o que aprende em sala de aula, vai ver a moda como ela realmente é. Não tem esse glamour todo, mas sim, muito trabalho! Essa área não é fácil, em nenhum sentido, esse ramo é só pra quem ama mesmo! É um mercado muito concorrido. Se muitas vezes ele já é sujo aos olhos naturais imagine os olhos de Deus! Tem que amar e ter principalmente uma personalidade forte pois estará firme em suas ações e atitudes para que siga seu caminho na Luz.
Eaí, o que acharam da entrevista? Bacana, né? Falei para a Larisse que pude ver Jesus nela e creio que o Senhor já a tem honrado grandemente nesse trabalho. Desejo sucesso e toda a sorte de bençãos pra sua vida, Lari! Muito obrigada pela colaboração incrível, o Passarela estreita agradece!